Mudanças Psicológicas e Motoras no Idoso

A chegada à Terceira Idade traz consigo limitações sobre um corpo já muito vivido. Nesta altura, o idoso deixa de ter a mesma vitalidade, a rapidez dos movimentos e do raciocínio, a mesma coordenação motora da época da juventude.
Há mais tempo disponível, mas os idosos não sabem o que fazer com ele... Acostumados a fazer, não sabem o que é ser...
A qualidade de vida na Terceira Idade pode ser definida, segundo a Organização Mundial de Saúde, como a manutenção da saúde, no seu maior nível possível, em todos aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual.
A depressão, uma das principais doenças mentais na população idosa, é de difícil reconhecimento e diagnóstico, uma vez que a sociedade, de um modo geral, a encara como um acontecimento normal na velhice. No entanto, as causas da depressão ainda são desconhecidas, mas acredita-se que vários factores biológicos, psicológicos e sociais quando actuam de forma concomitante, desencadeiam a doença.
As dificuldades físicas são caracterizadas por algumas perdas nos aspectos sensoriais, de visão e audição, que hoje já podem ser corrigidas e compensadas, bem como por algumas doenças, não propriamente decorrentes da idade, mas em consequência de abusos ou ausência de prevenção e hábitos mais saudáveis durante toda a vida.
Como os idosos, por si só, não têm condições de supe­rar as dificuldades naturais do envelhecimento porque não foram instrumentalizados para isso, eles entregam-se e as­sumem esses valores vincados pela sociedade como se fos­sem verdadeiros, colocando-se, a eles próprios, à margem desta que, por sua vez, também os marginaliza.
O processo do envelheci­mento biológico, configurado no contexto social e em componentes culturais e emocionais remete forçosamente à reflexão acerca de condições materiais e espiritu­ais de vida. E, relacionando-as com a situação de nossos idosos, foi possível reflectir como se deve usar os co­nhecimentos e vivências, para que estes se possam compreender melhor.A qualidade do envelhecimento está directamente relacionado com o nível de sabedoria com o qual este é vivenciado pelos idosos e como essa sa­bedoria pode ser utilizada para transformar os homens e a sociedade.

Sem comentários: