A Educação Permanente

A educação é um elemento importante por favorecer o êxito do indivíduo na selecção social e ela encontra-se presente nos mais variados espaços de convívio social. Nesse sentido, educação coincide com o conceito de socialização.
Se já não possui a vitalidade da juventude por outro lado, o idoso, tem o conhecimento adquirido através das experiências ao longo de toda uma vida. A partilha desses conhecimentos com as novas gerações proporciona ao idoso a possibilidade de manter-se integrado à sociedade.Esta integração é de suma importância para o idoso, uma vez que um de seus maiores prazeres consiste em relatar factos acontecidos ao logo da sua vida e perceber que as pessoas que o cercam dão-lhe a atenção devida.
A reivindicação de direitos sociais, não preenche “aquele” vazio, não resgata a identi­dade pessoal e cultural que é necessária para que se construa o ser. Ser feliz, amar, ser amado, apaixonar-se por alguma causa, compreender, ser compreendido são direitos inalienáveis do ser humano.
Na maioria das vezes os grupos convivência assim com as instituições de ensino são procurados para suprir a solidão em que vivem, mas quando retomam para suas casas, tudo volta a ser como antes. O envolvimento dos idosos na construção do futuro é fundamental porque por um lado são testemunho de um passado e por outro lado, tem o que dizer pela experiência e sabedoria adquirida ao longo de suas vidas. A aprendizagem permanente oferece a capacidade de compreender melhor as necessidades e desejos dos idosos no mundo de hoje, onde o envelhecimento saudável exige novos dispositivos de intervenção. Não só compreende melhor as necessidades destes como, visto a doença de Alzheimer afectar progressivamente a memória, a aprendizagem atrasa o desenvolvimento das lesões cerebrais relacionadas com este tipo de doença. Igualmente, o facto de aprender também permite conquistar certa autonomia própria.
No entanto, as pessoas ainda não se consciencializaram da importância da educação para mudar o paradigma de velhice. A Gerontologia Educacional é necessária tanto para os educadores como para os educandos, porque, além de garantir novos conhecimentos acerca do envelhecimento, propicia oportunidades de mudanças e de novas aprendizagens cognitivas, de atitudes e afectivas, por parte de quem ensina e por parte de quem aprende. É um processo dialéctico em que todos se transformam aprendizes. Porque viver implica manter-se num processo de aprendizagem eterno, como digo no subtítulo da página, e é neste sentido que devemos trabalhar.... E como costumam dizer os mais idosos: "Quando eu morrer, não terei aprendido nem metade do que eu gostaria de saber... "

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